quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Projeto "FILOSOFIA PARA CRIANÇAS" nas turmas do 1º ciclo

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

Sejamos livres para ser tudo o que queremos e tanto quanto podemos! 

E é sob esse lema que a BECRE fomenta e desenvolve actividades como as que iniciaram no passado dia 9 do corrente mês. As turmas do 1º C e do 3º B do Centro Escolar do Agrupamento de Escolas da Nazaré, receberam a visita da Professora de Filosofia, Sofia Fazendeiro, que na qualidade de agente facilitadora desenvolve neste agrupamento um projeto de Filosofia para Crianças, cujo objetivo pedagógico não é o de informar as crianças da existência dos filósofos, das suas ideias e obras, mas antes, contribuir para o desenvolvimento e compreensão da linguagem e das suas capacidades críticas e criativas, de modo a fomentar o pensamento autónomo.

Este projeto - novo no agrupamento - apresentado à BECRE, foi considerado pela sua equipa, de primordial importância, pois promove uma aprendizagem multifacetada com base no método reflexivo e dialógico e como tal conta com a sua parceria. Neste momento, estão já envolvidas cerca de duas dezenas de professores do 1º ciclo que aderiram ao que pretende ser um espaço de investigação e construção da actividade, do pensar e da criação de diálogos.

Com o contributo das professoras Orlanda Carreira e Carla Balbino, que fizeram a ponte entre a facilitadora e as crianças e na certeza que “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao tamanho original”, pode dizer-se, pela receptividade dos petizes, que as sessões já realizadas com estas turmas, foram um sucesso.

Partindo das próprias vivências das crianças, da sua curiosidade e capacidade para se surpreenderem perante o desconhecido, os aprendizes de filósofos foram encorajados a falar e a ouvir-se, possibilitando a discussão de ideias e valores, desenvolvendo simultaneamente as capacidades de verbalização do pensamento e aspetos cruciais da construção da comunicação. E porque a brincar também se aprende… os meninos, o Philo e a Sofia fizeram FILOSOFIA!