FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
Sejamos
livres para ser tudo o que queremos e tanto quanto podemos!
E é sob esse lema
que a BECRE fomenta e desenvolve actividades como as que iniciaram no passado dia 9 do corrente mês. As
turmas do 1º C e do 3º B do Centro Escolar do Agrupamento de Escolas da Nazaré,
receberam a visita da Professora de Filosofia, Sofia Fazendeiro, que na
qualidade de agente facilitadora desenvolve neste agrupamento um projeto de
Filosofia para Crianças, cujo objetivo pedagógico não é o de informar as
crianças da existência dos filósofos, das suas ideias e obras, mas antes, contribuir para o desenvolvimento e
compreensão da linguagem e das suas capacidades críticas e criativas, de modo a
fomentar o pensamento autónomo.
Este
projeto - novo no agrupamento - apresentado à BECRE, foi considerado pela sua equipa,
de primordial importância, pois promove uma aprendizagem multifacetada com base
no método reflexivo e dialógico e como tal conta com a sua parceria. Neste
momento, estão já envolvidas cerca de duas dezenas de professores do 1º ciclo
que aderiram ao que pretende ser um espaço de investigação e construção da actividade,
do pensar e da criação de diálogos.
Com o
contributo das professoras Orlanda Carreira e Carla Balbino, que fizeram a
ponte entre a facilitadora e as crianças e na certeza que “a mente que se abre
a uma nova ideia jamais voltará ao tamanho original”, pode dizer-se, pela
receptividade dos petizes, que as sessões já realizadas com estas turmas, foram
um sucesso.
Partindo
das próprias vivências das crianças, da sua curiosidade e capacidade para se
surpreenderem perante o desconhecido, os aprendizes de filósofos foram
encorajados a falar e a ouvir-se, possibilitando a discussão de ideias e
valores, desenvolvendo simultaneamente as capacidades de verbalização do
pensamento e aspetos cruciais da construção da comunicação. E porque a brincar
também se aprende… os meninos, o Philo e a Sofia fizeram FILOSOFIA!